NOTÍCIAS

Zilá Nodari, curadora de arte da Decorare Bento Gonçalves 2021

Zilá Nodari, curadora de arte da Decorare Bento Gonçalves 2021

 

Zilá Maria Nodari, curadora de arte da Decorare Bento Gonçalves 2021 é artista plástica, empreendedora, e está à frente da Galeria Zilá Spasso da Arte, localizada no L´América Shopping, reunindo nesse espaço de arte e artesanato o talento de 40 artistas parceiros, além de peças de decoração. O grande propósito da Zilá Spasso da Arte é levar felicidade para a casa das pessoas através da arte e decoração.


Arte é assunto de família para a filha de um gráfico e de uma artista plástica. Esse talento está no DNA, vindo de geração em geração, como a do avô paterno, um artesão de mão cheia, e do bisavô, artista (autor dos famosos lambrequins – rendas em madeira – que ainda hoje enfeitam a cidade de Antônio Prado, no estado do Rio Grande do Sul). 


Palavras da Curadora


“Quando eu tinha 5 anos de idade, meu pai me deu um bloco de desenho, maior do que a escrivaninha que tínhamos em casa, e eu passei toda minha infância riscando e desenhando. Naquela época, eu dizia que queria ser desenhista, e quando a criança expressa sua vontade, ela é genuína. O tempo foi passando e com 15 anos fui trabalhar na gráfica da família, na área de editoração e criação de impressos. Aprendi muito sobre processos de impressão. 


Eu tinha um sonho de ter um espaço de arte, e, em 1998, com pouco capital, abri a Cia da Moldura – onde prestava um serviço de emolduração de quadros. Com o passar do tempo, fui convidando artistas para deixarem suas obras no meu espaço, e por último, coloquei em exposição minhas próprias pinturas. Foi uma grande felicidade quando percebi que as pessoas gostavam e, aos poucos, comecei a comercializar minhas pinturas em acrílico sobre tela. A partir daí, fui buscando mais artistas e agregando ao acervo aquarelas, giz pastel, acrílicos sobre tela, óleo sobre tela, serigrafias, litografias, esculturas em cerâmica, basalto, papietagem, entre outras. A partir desse momento, a pequena molduraria foi se transformando no meu sonho, e mudou de nome, passando a se chamar Zilá Spasso da Arte.


Ao longo de toda a minha trajetória de 22 anos como Galerista, convivendo como muitos artistas, percebi que o artista traz consigo uma sensibilidade ímpar e enxerga com o coração. A arte traz a alma do artista, suas verdades, sua essência. O artista imprime na sua obra a sua história, suas memórias e sua cultura.


Eu acredito, que a arte deve estar inserida na nossa vida de uma forma que seja simples e acessível a todos. Meu propósito como artista e galerista é levar felicidade para a casa das pessoas, através da arte e decoração.”



Talento na Decorare 


Zilá Nodari também estará presente na Decorare 2021 como Curadora da Mostra. Ela participará com obras de artistas conceituados da Galeria Zilá Spasso da Arte. “Me sinto muito honrada em poder participar desse evento de grande importância.  Ser Curadora da Mostra Decorare é uma grande oportunidade de aproximar a arte do público. valorizar nossos artistas, para que pessoas possam sentir a arte em cada ambiente, e perceber como a arte, através da sua identidade, conta nossa história, reaviva nossa memória e valoriza nossa cultura.” destaca a artista plástica.


Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alavanca Sites e Sistemas